Carregando...

Escrivão de Polícia Federal

Ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Na prática: ter nível superior em qualquer área reconhecida pelo MEC.

A primeira etapa do concurso público será composta de exame de habilidades e de conhecimentos (prova objetiva e prova discursiva), de exame de aptidão física, de exame médico, de avaliação psicológica e de prova prática de digitação. A segunda etapa é o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório. Observação: O candidato será submetido à investigação social, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.

Condições

São condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público, bem como para a posse no cargo: clique aqui

Língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico, noções de informática, contabilidade e noções de arquivologia.

Teste em barra fixa, teste de impulsão horizontal (salto), teste de natação (50 metros) e teste de corrida de 12 (doze) minutos.

Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, atuando como Polícia Judiciária da União. Na prática: faz os autos de arrecadação e demais documentos auxiliando o Delegado na formalização e nos prazos dos inquéritos policiais. Observação: dependendo do Escrivão, caso a pessoa goste da parte operacional, muitas vezes acaba desempenhando também funções de Agente de Polícia Federal nas investigações policiais.

Via de regra: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva, sendo que uma hora de trabalho por dia é dedicada para a prática de atividades físicas. Também poderá trabalhar em regime de plantão.


Salários


Visualizar Último Edital Visualizar Última Prova

Cadastre seu e-mail

Receba novidades sobre concursos, ofertas, dicas e muito mais.